Show de Talentos marca a Páscoa 2014 do Breacc

A Festa da Páscoa do Breacc de 2014, realizada no último dia 5 de abril, foi marcada pelas apresentações de grupos e individuais dos alunos do Cante e Brinque, Grupo Pantanal, Grupo Amazônia e o Grupo Cerrado. Mais uma vez, as crianças, pais e professores do Breacc estão de parabéns. Vejam os melhores momentos da Páscoa 2014.

O Comitê do Breacc deseja a todos os pais, alunos e professores uma Feliz Páscoa. Retomaremos nossas aulas no dia 26 de abril.

Carnaval 2014 do Breacc

Unidos do Breacc

Unidos do Breacc


O Carnaval do Breacc 2014 enfatizou a alegria da Portela dentro do nosso tema pedagógico Reciclando o Futuro. Um show de participação de pais, crianças e professores do Breacc.

Obrigado a todos os pais, crianças e voluntários do Breacc por mais um Carnaval de sucesso!

Escola nova!

Anunciamos que o nosso endereço permanente mudou para

St Mary’s Junior School
Richmond Road
TW1 3BA

Para nos visitar, escolha um Open Day.

O Comitê

Estamos de volta

Mascarados
O BrEACC – Brazilian Educational and Cultural Centre – é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e disseminar a língua e cultura brasileiras no Reino Unido, a fim de que suas crianças possam apreciar as diversas manifestações literárias, artísticas e culturais do Brasil e desenvolver sua própria identidade.

O Breacc foi fundado em 1997 por pais brasileiros residentes em Londres que sentiram a necessidade de darem a seus filhos a oportunidade de aprenderem a sua língua, bem como se sociabilizarem com outras crianças falantes do português brasileiro e assimilar nossa cultura através de  brincadeiras, músicas e eventos.

Nossos objetivos:

  • Contribuir para o avanço da vertente brasileira do português no exterior
  • Propagar a cultura brasileira fora do Brasil
  • Prover programas eduacionais para famílias brasileiras e simpatizantes da nossa cultura através do ensino da vertente brasileira do português
  • Promover e apoiar eventos culturais que enobreçam a imagem do Brasil no exterior.

As aulas são ministradas dentro do calendário letivo inglês aos Sábados das 10:30 às 12.30.


 

Proposta pedagógica

A função primária do BrEACC é criar e manter um vínculo cultural e linguístico entre crianças e adultos falantes da língua portuguesa residentes na Inglaterra com a língua e cultura brasileiras.

Há quatro estágios distintos de aprendizagem. Cada estágio oferece aos alunos oportunidades de desenvolver habilidades sociais, motoras, e linguísticas de formas variadas.

O Cante e Brinque, que trabalha com crianças a partir de 2 a 5 anos, se propõe a ensinar cantigas e brincadeiras tradicionais do folclore brasileiro. O ensino se desenvolve de maneira lúdica, sem enfoque ortográfico, haja vista que a alfabetização é um fenômeno único e as crianças já estão sendo ou serão alfabetizadas no ensino básico britânico.

O Grupo Pantanal – de 5 e meio a 8 anos - se propõe a desenvolver a habilidade de comunicação oral das crianças. Isso é alcançado através de atividades comunicativas relevantes ao seu dia-a-dia. Algumas crianças já podem apresentar habilidades avançadas de escrita neste nível, o que é obviamente estimulado. Entretanto, aqui o aspecto oral é o enfoque principal.

O Grupo Amazônia - de 8 e meio a 11 anos - se propõe a expandir a habilidade de comunicação oral das crianças e introduzir aspectos da expressão escrita.

O Grupo Cerrado - a partir de 11 anos – se utiliza de atividades pedagógicas para consolidar habilidades, gramaticais, literárias, lúdicas e numéricas baseadas nas necessidades das crianças. Este grupo objetiva a desenvolver a habilidade das crianças ao nível do GCSE em português.

Grupo

Idade aproximada

Enfoque

Cante e Brinque 2 a 5 anos Se propõe a ensinar cantigas e brincadeiras tradicionais do folclore brasileiro. O ensino se desenvolve de maneira lúdica, sem enfoque ortográfico.
Grupo Pantanal 5 e meio a 8 O desenvolvimento da habilidade de comunicação oral das crianças é alcançado através de atividades comunicativas relevantes ao seu dia-a-dia. Apesar do incentivo à escrita, aqui o aspecto oral é o enfoque principal.
Grupo Amazônia 8 e meio a 11 Se propõe a espandir a habilidade de comunicação oral das crianças e introduzir aspectos da expressão escrita.
Grupo Cerrado 11 em diante Se utiliza de atividades pedagógicas para consolidar habilidades, gramaticais, literárias, lúdicas e numéricas baseadas nas necessidades das crianças. Este grupo objetiva a desenvolver a habilidade das crianças ao nível do GCSE em português.

Feliz Natal

Feliz Natal

15 de Outubro, Dia das Professoras

Professor, onde quer que esteja, lembre-se que estimamos a sua contribuição para um mundo melhor.

professores e auxiliaresJuramento do educador
“Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo trabalhar por uma educação para a responsabilidade social, ética e política, participando profissionalmente da construção do homem íntegro, da humanidade e da pátria.”

Feliz Dia das Crianças, 12 de outubro

O Breacc homenageia as crianças com um dia de estorinhas, brincadeiras, marionete e teatro dos professores.

O Casamento da Dona Baratinha
Marionete preparada pelos professores e auxiliares voluntários do Breacc especialmente para o Dia das Crianças

Ensaio Aberto
Professores e auxiliares do Breacc improvisam no palco do Breacc

Katia Fonseca – a ‘alma’ do Focus Brasil 2013

Katia Fonseca, professora do Cante e Brinque e organisadora do Focus Brasil UK com crianças premiadas do Breacc

Katia Fonseca, professora do Cante e Brinque e organisadora do Focus Brasil UK com crianças premiadas do Breacc

O Breacc fez uma cerimônia para homenagear Katia Fonseca, professora do Cante e Brinque, no seu trabalho de elaboração do Focus Brasil 2013. O evento, que vem sendo realizado há três anos em Londres, foi mais um grande sucesso, com painéis lotados e uma espetacular noite de premiação do Press Award 2013.  

Carlos Borges, idealizador do Focus Brasil também enviou sua mensage especial:

Breacc no Focus-Brasil 2013


Pelo terceiro ano consecutivo, o Breacc estará apoiando os seminários do Focus-Brasil Reino Unido, bem como a noite do Press Awards 2013. Os eventos acontecerão de 18 a 21 de setembro na sede da Embaixada do Brasil em Londres.

Breacc - vencedor do Press Award 2011

O Focus-Brasil Reino Unido 2013 tem apoio de várias associações educacionais e estabelecimentos comerciais com linques brasileiros no Reino Unido. Ganhador da primeira edição do Press Awards 2011 na Europa, o Breacc continua apoiando este evento de grande importância para a comunidade brasileira na Europa.

Katia Fonseca, nossa professora do Cante e Brinque, representante do Focus-Brasil na Europa, diz que “o encontro trará sob um mesmo teto representantes brasileiros da arte, mídia, comércio, cinema e educação fora do Brasil”. Talvez a contribuição maior do Breacc será o Painel de Educação, facilitado por Graciano de Santana Soares, que enfocará hábitos familiares de brasileiros no exterior que ajudam ou dificultam o aprendizado do português como língua de herança.

O Painel de Educação e Promoção da Língua Portuguesa no Reino Unido ocorrerá sábado, dia 21 de setembro, das 10 às 13 da tarde. “Uma parte importante do painel será a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso estudantil de fotografia, desenho e monografia, cujo tema este ano é a Copa do Mundo.

O evento é gratuito e o Breacc convida todos os seus membros, inclusive as crianças, a participarem. Neste dia, não haverá aula no centro, haja vista que se espera a participação de todos no painel.

Enquanto os pais participam do painel, as crianças assistirão a uma contação de estória pela escritora Nara Vidal e participarão de uma oficina de poesia com o poeta Vinicius Gubert Daniel.

Veja abaixo a programação completa do painel de educação.

Painel de Educação e Promoção da Língua Portuguesa no Reino Unido
________________________________________________________________
10:00 / 10:20 – Exibição do Documentário “O Ensino do Português ganha força” – Produzido pelo Portal Brasil (Estados Unidos) e dirigido por Neuza Martinez e Carlos Wesley, este documentário mostra a crescente importância do ensino da língua portuguesa no Sul da Flórida, onde residem uma das maiores populações brasileiras no exterior.

10:20 / 12:00 – Painel de Ensino de Português
Mediador: Graciano de Santana Soares
Ana Souza – Abrir
Silvia Fermo – Clube dos Brasileirinhos
Elilia Reis – Escola Meu Pequeno Jesus
Marilda Frando – Breacc

Workshop – Hábitos linguísticos de familiares brasileiros no exterior – Quais os hábitos que facilitam ou dificultam o aprendizado do português como língua de herança?

12:00 / 12:30 – Mesa de Debates – Painel formados por pais e professores enfocando as dificuldades e dicas para lidar com o ensino e aprendizado do português como língua de herança

12:30 / 13:00
Premiação dos Concursos Infantis FOCUS BRASIL UK 2013

O site do Focus-Brasil 2013, dá maiores detalhes sobre toda a programação, inclusive o Press Awards, que acontece na noite do dia 21 de setembro.

Alunos do Grupo Cerrado fazem GCSE

A professora Rita e alguns de seus alunos que já  fizeram o GCSE

A professora Rita e alguns de seus alunos que já fizeram o GCSE


Trabalhando com o objetivo de elevar o nível de conhecimento da língua portuguesa e cultura brasileira, o Grupo Cerrado e suas crianças concluíram mais um ano de sucesso com a professora Rita Dorneles rumo ao GCSE.

Este ano Anthony Corless, Jade Pearson e Natalia Vaz juntaram-se a João Felipe Martignago, do Grupo Cerrado, como o primeiro grupo de alunos a se prepararem para os exames no BrEACC. Estamos esperando o resultado que sairá em agosto. Devido ao nível e dedicação desses alunos, estamos certo de que o resultado será positivo!

Festa Junina 2013 – Obrigado!

Obrigado a todos que ajudaram a fazer a festa deste ano mais outro sucesso. Vejam nossas fotos da festa no nosso Breaccbook!

cartaz-festa-junina-2013

Breacc no Kew

kew-gardens-edible-plants-210x123Como parte das atividades extra-curriculres do Breacc nossos pais e crianças estarão indo ao Kew Gardens, no dia 23 de março de 2013, cortesia do Breacc e do Kew Gardens, para visitarem as plantas tropicais encontradas na amazônia e participarem to projeto Edible Plants (Plantas Comestíveis). O projeto ajudará o grupo a falar sobre algumas das suas plantas favoritas usadas no dia-a-dia, enfatizando como elas são utilizadas na culinária brasileira, como os mesmos ingredientes podem ser utilizados em vários pratos e receitas diferentes, e como a comida pode evocar memórias de lugares e pessoas.

Devido à nossa visita ao Kew Gardens no próximo sábado, o Breacc estará fechado. Retomaremos nossas atividades no dia 20 de abril. Aproveitamos para desejar a todos uma ótima Páscoa.

Carnaval do Breacc 2013 homenageia artistas e escritores brasileiros

Seguindo o tema escolhido pelos professores do Breacc para o ano acadêmico de 2012-13, as crianças, pais e professores fizeram o seu próprio carnaval em homenagem à arte e literatura do Brasil. As cores fortes de Romero Brito estiveram presentes e o Sítio do Pica Pau Amarelo, uma homenagem a Monteiro Lobato fez parte da decoração. O ponto alto deste ano foi a banda formada pelos pais e a música Breacc Folia 2013, feita especialmente pelo Breacc para celebrar a alegria do Carnaval e a arte do Brasil.

III Encontro do GEPELCA

planejamento de aula cartazO III encontro do GEPELCA atraiu professores de Português de várias partes de Londres. O enfoque principal foi o planejamento de aula.

Trabalhando em subgrupos, os professores produziram suas próprias definições e debateram os elementos referentes ao planejamento de aula, o que levou à investigação de questões mais fundamentais como ideologias, abordagens, técnicas e estratégias de ensino. Os professores aprenderam também a identificar quando esses elementos são bem aplicados ou estão ausentes em certos planejamentos.

Entretanto, foi a importância da avaliação do ensino que dominou o debate. Ou, mais relevante ainda, a necessidade de se planejar para avaliar, o que inclui a necessidade de utilizar effetivamente o tempo da aula para garantir a aplicação de atividades que contribuam para a avaliação, formal e/ou informal, do que foi ensinado e aprendido.

Entre outros assuntos discutidos estavam o planejamento participativo, ou democrático, que involve a produção do planejamento a partir da necessidade da comunidade e das crianças, em contraste com o planejamento estratégico, que tende a ser preparado sem o involvimento dos alunos ou seus familiares.

O encontro foi concluído com os presentes mencionando o que para eles fora o ponto principal. Dentre outras coisas, eles mencionaram:

“A conscientização da importância da avaliação na aula”
“Como é importante planejar e avaliar
“A importância de se planejar a partir do que o aluno sabe para se ensinar melhor.”
“A importância de planejar e observar para se aprender cada vez mais sobre o aluno.”
“Saber claramente os objetivos que se pretende alcançar.”
“Fazer o aluno o protagonista do aprendizado.”

O próximo encontro do GEPELCA acontece no dia 20 de fevereiro de 2013 e o enfoque continuará sendo o planejamento. Foi sugerido que o grupo debatesse o planejamento de acordo com a faixa etária, os temas apropriados para crianças e adolescentes, a criação de parâmetros curriculares dentre outros assuntos que ajudariam os professores a planejar melhor suas aulas para ajudar seus alunos a atingirem seus objetivos. Para registrar seu interesse em participar, registre-se.

Para participar do encontro do dia 20 de fevereiro, basta se inscrever atravês deste link.

Se você tem sugestões ou questões sobre o GEPELCA entre em contato.


RECURSOS:

O Planejamento Dentro do Contexto Escolar
Anailton de Souza Gama e Sonner Arfux de Figueiredo
http://www.discursividade.cepad.net.br/EDICOES/04/Arquivos04/05.pdf

O Planejamento Escolar (Claudia Correa)
http://escoladossonhosclaudia.blogspot.co.uk/2009/07/o-planejamento-escolar.html

Planejamento escolar participativo
Emanuelle Oliveira
http://www.infoescola.com/pedagogia/planejamento-escolar-participativo-e-estrategico/

Planejamento Escolar na perspectiva democrática
Marta Leandro da Silva
http://www.ufpe.br/ceadmoodle/file.php/1/coord_ped/sala_3/arquivos/Planejamento_Escolar_na_perspectiva_democratica.pdf

Planos de aula
Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/

Revista Pátio
http://www.grupoa.com.br/revista-patio/Default.aspx

Reuniões do Conselho de Representantes do Brasil no Exterior – CRBE

O Consulado do Brasil em Londres tem realizado reuniões junto à comunidade com o objetivo de organizar uma plenária pública de avaliação e prestação de contas do CRBE, em 1 de março, e de formar um Conselho de Cidadania (composto por brasileiros residentes no Reino Unido).

As reuniões são abertas a todos. O próximo encontro será no dia 15 de fevereiro próximo (sexta-feira) às 19h00, no Consulado. Devido a questões de organização e espaço, pedimos a gentileza de confirmar presença enviando mensagem para ouvidoria.cglondres@itamaraty.gov.br

Natal 2012 do BrEACC, mais uma festa de sucesso

Papai Noel visita as crianças do Breacc durante a Festa de Natal 2012

Os pais que frequentaram a Festa de Natal do BrEACC deste ano, além da festa, que culmina com a chegada inesperada do Papai Noel com presentes para todas as crtianças, notaram a maturidade que as crianças vêm desenvolvendo e a qualidade do português que eles estão falando. Mais uma vez, as crianças dos grupos Cante e Brinque, Pantanal, Amazônia e Cerrado se revesaram durante o Show de Talentos que seguiram as apresentações de grupo.

“Eu fiquei impressionado com a qualidade do Português das crianças. Fantástico!”

Eis alguns vídeos.

Apresentação dos Grupos

Grupos Cante e Brinque e Pantanal cantando Mary Cristo

Grupo Pantanal cantando Papai Noel do Brasil

O Descobrimento do Brasil, peça preparada pelo Grupo Cerrado

Jogral de Natal apresentado pelo Grupo Amazônia

 

 

Show de Talentos

Show: Versinhos
Alunas: Estela e Bianca
Grupo: Cante e Brinque

Show: Sapatinho de Natal
Aluna: Bebelle
Grupo: Pantanal

Show: Flauta, In Dreams
Aluna: Caique
Grupo: Amazônia

Show: Berimbau e Capoeira
Aluna: Paulo
Grupo: Pantanal

 

Obrigado a todas as crianças que se apresentaram e aos professores que as prepararam. Retomaremos nossas atividades depois do recesso de Natal e Ano-Novo, no sábado, dia 12 de janeiro de 2013 às 10:30.

 

II Encontro do GEPELCA – Alfabetização

Cocar criado por alunos do Grupo Cerrado do BrEACC

Cocar criado por alunos do Grupo Cerrado do BrEACC

O segundo encontro do GEPELCA ocorreu no dia 19 de dezembro de 2012. O GEPELCA foi formado para oferecer a professores de português baseados em Londres a oportunidade de discutir questões relevantes ao ensino de português para crianças e adolescentes.

O tema principal do segundo encontro foi alfabetização. O grupo discutiu questões como:

  • O que é ser alfabetizado?
  • O que é alfabetizar?
  • Com que idade a criança está pronta para ser alfabetizada?
  • Com que idade deve-se começar a alfabetizar?
  • Quando deve-se começar a alfabetização na segunda língua de uma criança bilíngue?

Apesar de algumas destas questões serem de fácil entendimento para professores experientes, particularmente aqueles presentes ao encontro, notou-se que a complexidade dos diversos contextos dos alunos e da atitude dos pais alteram a definição de ser alfabetizado e do ato de alfabetizar.

Define-se como alfabetizado o indivíduo que sabe ler e escrever. Entretanto, foi colocado que ‘entender’ é também um aspecto importante para se considerar alfabetizado.

Uma distinção importante foi feita entre a alfabetização informal, fora da escola, e a alfabetização formal, que geralmente é vista como uma responsabilidade do estado e que se começa na escola. E é aí que a questão referente à idade em que se deve começar a alfabezação ganha uma nova dimensão.

Foi discutido que os especialistas se divergem com relação à melhor idade para expor a criança às atividades escolares que a levarão a aprender a decodificar o texto escrito. Entretanto, nota-se que mais e mais, países como Espanha e Argentina estão adotando modelos europeus de alfabetizaçnao e iniciando o processo formal cada vez mais cedo, como o faz a Inglaterra, por exemplo, onde crianças ainda com 4 anos são dadas diversas oportunidades para se alfabetizarem.

Um outro aspecto importante discutido foi o de que dependendo da linha que se tome, a alfabetização pode começar desde os primeiros anos de vida da criança, dentro de casa. Foi mencionado que a mera exposição ao hábito da leitura com a criança até mesmo ainda dentro da barriga, pode levar ao desenvolvimento de atitudes ideais dentro do seio familiar para que a criança se alfabetize de maneira prazeirosa.

Entretanto, com relação ao aspecto formal da alfabetização, que geralmente acontece nas escolas, e levando-se em consideração o contexto das crianças com que trabalhamos na Inglaterra, concordou-se que a alfabetização é um fenômeno único, e que uma criança alfabetizada numa língua desenvolve características linguísticas que facilitam o aprendizado de outras línguas, dependendo da exposição que se tenha à nova língua.

É esse pensamento que justifica a atitude de escolinhas suplementares brasileiras, como o BrEACC, Grupo dos Brasileirinhos, dentre outras, de se enfatizar mais o aspecto lúdico e ajudar as crianças de 0 a 5 anos a desenvolver habilidades físicas e mentais sem se preocupar com a alfabetização devido ao fato de elas já estarem sendo alfabetizadas em inglês, nas escolas. Entretanto, foi colocado que mesmo assim as crianças podem e devem ser ajudadas a associarem o texto escrito a imagens pertinentes ao seu contexto. Foi levantada também a necessidade de apreciar o desenvolvimento individual de cada criança e estimulá-las a produzir textos e desenhos ainda que ilegíveis ou indiscerníveis, o mais cedo possível. Como uma professora colocou,

“escolinhas que trabalham o Dia do Índio, por exemplo, trazendo uma imagem de um índio para as crianças colorirem estão enganando e perdendo tempo precioso que poderia ser utilizado para estimular as crianças a criarem seus próprios índios e construirem seus próprios textos.”

O debate sobre alfabetização foi muito estimulante, graças ao nível de conhecimento e interesse dos professores presentes. O próximo encontro acontecerá no dia 30 de janeiro de 2013 e a pedido dos professores aboradará como tema principal o planejamento de aula. Ficou concordado também que cada encontro terá uma sessão chamada Espaço Aberto, para que os presentes abordem assuntos de interesse pessoal, fora da programação.

Para maiores informações sobre o GEPELCA entre em contato com Graciano Soares (graciano@breacc.com). Para registrarem seu interesse de participar do terceiro encontro inscrevam-se aqui.

BrEACC e ABRIR unem-se para criar o GEPELCA

GEPELCA

Graciano Soares, Presidente do BrEACC e Dra Ana Souza, Co-Fundadora da ABRIR

Foi criado no dia 28 de novembro de 2012 o Grupo de Estudos de Português e Ensino de Línguas para Crianças e Adolescentes (GEPELCA). O evento teve a participação de professores de Português radicados em Londres e aconteceu no Instituto de Educação de Londres, espaço organizado pela ABRIR.

Graciano Soares, Presidente do BrEACC observou que,

O objetivo do GEPELCA é oferecer aos professores de Português que trabalham principalmente com crianças ou em escolinhas comunitárias uma oportunidade de compreender melhor a realidade das crianças com quem eles lidam e desenvolver técnicas de ensino para que alunos e professores possam alcançar melhores resultados.

O foco principal do encontro inaugural foi o Português como Língua de Herança (POLH), uma atividade facilitada pela Dra. Ana Souza, Co-Fundadora da ABRIR, Pesquisadora da Universidade de Londres e antiga voluntária do BrEACC.

A atividade ajudou os professores presentes a fazerem melhor distinção entre conceitos como língua materna, língua estrangeira, segunda língua e língua de herança, o que melhor descreve o contexto em que trabalhamos na Inglaterra.

A Dra Ana destacou que é difícil se atingir um concenso na classificação do aprendizado de uma língua como o Português devido ao caráter diverso do ser humano.

“Na verdade, a dificuldade vem da necessidade de organizarmos em nossas cabeças fatores diversos como a ordem em que duas ou mais línguas são aprendidas, o país onde se aprende, quem fala a língua, o contexto familiar, por que e para que se fala a língua, a idade do aprendiz além de outros aspectos.”

O sucesso da inauguração do GEPELCA foi marcado pela recepção positiva dos professores e pelo apoio das escolinhas comunitárias de Português.

Professores no GEPELCA

Professores presentes na sessão inaugural do GEPELCA

“Precisamos mesmo continuar o grupo para continuarmos evoluindo.”

“Ótimo, levantamos a idéia e criamos o grupo”.

“Muito bom e quero mais.”

“Ótimo. Estou saindo cheio de coisas na cabeça para pensar e colocar em prática.”

Próximo encontro
O grupo terá encontros mensais, geralmente na última quarta-feira do mês. Devido ao período natalino, o próximo encontro está marcado para o dia 19 de dezembro de 2012, das 19 às 21 horas, na Universidade de Londres. Se você é professor de Português e quer participar, só é se registrar gratuitamente aqui.

 

Escritora Roseni Kurányi doa livros infanto-juvenis para o Breacc

Escritora Roseni KuranyiA escritora brasileira Roseni Kurányi, natural de Petrópolis, mas radicada em Stuttgart desde o ano 2000, enviou especialmente para o Breacc exemplares de alguns de seus livros mais famosos. Dentre os títulos destacam-se O Menino que queria viver na floresta, Sexta-feira 13, O Burrinho Azul, A menina e a árvore, e para o leitor adolescente, Isadora, minha vida, meu palco e Isadora, o valor da amizade. O Breacc está em contato com a escritora que pretende visitar a Inglaterra num futuro próximo e demonstrou interesse em fazer uma leitura de um de seus livros para as nossas crianças.

Luisa Vessoni, vencedora do Concurso de Desenhos do Focus Brazil 2012

O BrEACC tem o prazer de apresentar o primeiro lugar do concurso de desenhos do Focus Brazil 2012 – Europa, categoria 12 a 16 anos, criado pela aluna Luisa Vessoni do Grupo Cerrado.
“A IMAGEM QUE EU TENHO DO BRASIL”